31 outubro 2008

Aummmmm, Cof-Cof-Cof

Ainda vão descobrir que respirar faz mal à saúde e vender ar enlatado, mas melhor não facilitar... aummmmmmmm, aummmmmmm...

Folha de S. Paulo online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u380056.shtml

09/03/2008 - 08h48

Teste mostra que fumaça de incenso é prejudicial à saúde

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Usado desde a Antigüidade com sentido de purificação e proteção, o incenso acaba de receber sinal vermelho da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Cinco marcas avaliadas mostram que daquela fumacinha, aparentemente inocente, exalam substâncias altamente tóxicas.

Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno --substância cancerígena-- contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas.

Paulo Fehlauer/Folha Imagem
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa

As substâncias nem de longe lembram as especiarias aromáticas com as quais o incenso era fabricado no passado, como gálbano, estoraque, onicha e olíbano. Se há uma leve semelhança, ela reside na forma obscura da fabricação. No passado, o incenso era preparado secretamente por sacerdotes.

Hoje, o consumidor também não é informado como esses produtos são feitos e quais substâncias está inalando. O motivo é simples: por falta de regulamentação própria, os fabricantes de incenso não são obrigados a fazer isso.

Nas cinco marcas avaliadas (Agni Zen, Big Bran, Golden, Hem e Mahalakshimi), todas indianas, não há sequer o nome do distribuidor brasileiro na embalagem. Muito menos a descrição de quais substâncias compõem o produto. A Folha tentou localizar as empresas, por meio dos nomes dos incensos, mas, assim como a Pro Teste, não teve sucesso.

A avaliação foi feita a partir da simulação do uso em ambiente parecido com uma sala. Segundo a Pro Teste, foi medida a emissão de poluentes VOCs (compostos orgânicos voláteis) e de substâncias passíveis de causar alergias, como benzeno e formol. As concentrações foram medidas após meia hora do acendimento.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste e colunista da Folha, alerta que os aromatizadores de ambiente, como o incenso, são vendidos sem regulamentação ou fiscalização, o que representa perigo à saúde.

"Os consumidores pensam que se trata de produtos inofensivos, que trazem harmonia e, na verdade, estão inalando substâncias altamente tóxicas e até cancerígenas."

A Pro Teste reivindica que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faça um estudo sobre o impacto dos produtos na saúde e elabore regulamentação para a produção, importação e venda no Brasil.

Consumidora

"Estou surpresa. Acendo incensos diariamente há 20 anos no momento em que faço minhas preces no altar budista que tenho na sala. É uma forma de agradecimento às divindades e de limpeza energética. Jamais pensei que eles pudessem fazer mais mal do que bem", diz Renata Sobreira Uliana, 49.

O resultado dos testes também surpreendeu os médicos. "Nunca li nenhum artigo científico a respeito disso, mas é um dado muito interessante, que vai fazer a gente repensar a forma de liberar esse tipo de produto", diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia.

Clystenes Soares Silva, pneumologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que nem pessoas predispostas a desenvolver quadros alérgicos (como rinite e asma) nem pessoas saudáveis devem se expor aos incensos.

29 outubro 2008

Mulher faz 105 anos e garante que chegou a esta idade porque é virgem

http://extra.globo.com/blogs/ecadacoisa/post.asp?t=mulher_faz_105_anos_garante_que_chegou_esta_idade_porque_virgem&cod_Post=132008&a=241

Aos 105 anos, a secretária aposentada Clara Meadmore se orgulha de ainda ter cabelo e de não precisar de dentadura. Nascida em Glasgow, na Escócia, no início do século XX, ela acredita que o segredo da vida longa é nunca ter feito sexo. "Sexo envelhece", acredita. "Tive várias amizades platônicas, mas nunca senti a vontade de ir mais longe, ou mesmo de casar", afirma Clara, que já viveu no Canadá e na Nova Zelândia, e há 40 anos mora na Cornualha, região sudoeste da Inglaterra. 

Para ela, o sexo sempre foi algo "complicado", que atrapalharia sua vida. "Eu sempre estava ocupada fazendo outras coisas, e nunca tive tempo de pensar em sexo", explica. "Quando eu era criança, só era possível fazer sexo com seu marido. E eu nunca me casei. Cresci em uma era na qual as crianças - principalmente do sexo feminino - não eram vistas e nem ouvidas pela sociedade, por isso tive que aprender por mim mesma a me defender e me sustentar", diz a ex-secretária. Além de nunca ter tido relações sexuais, Clara conta que nunca teve uma televisão, mas sempre foi "apaixonada" por ouvir rádio.

Homem é preso por atacar mulheres para cheirar o sovaco delas

http://extra.globo.com/blogs/ecadacoisa/post.asp?t=homem_preso_por_atacar_mulheres_para_cheirar_sovaco_delas&cod_Post=136013&a=241

Um homem de 36 anos foi condenado a 18 chibatadas nas nádegas e 14 anos de cadeia em Cingapura por molestar 23 mulheres. Seu vício: cheirar axilas femininas. Ele atacava as mulheres em elevadores, escadarias e em suas casas e foi pego depois que uma dona de casa o denunciou à polícia. O cheirador de sovacos tem condenações anteriores ligadas a drogas e sexo. A corte considerou o risco de outros ataques, por isso optou pela condenação à reclusão. Varadas nas nádegas são uma pena adicional em Cingapura para homens que cometem atos criminosos que vão do vandalismo à posse ilegal de drogas e estupro.

Comedinha corporativa (recebido por mail, e não descobri autoria)

'Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório  e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz. 
O gerente marimbondo   estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.
E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida.
Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.
Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.' 

Onde Foi Parar o Tempo Que Ganhamos? (Marcelo Canellas)

Ao que pude apurar, a autoria está certa. Belo texto.


Havia mais terrenos baldios. E menos canais de televisão.
E mais cachorros vadios. E menos carros na rua.
Havia carroças na rua. E carroceiros fazendo o pregão dos legumes.
E mascates batendo de porta em porta.
E mendigos pedindo pão velho. Por que os mendigos não pedem mais pão velho?
 
A Velha do Saco assustava as crianças. O saco era de estopa.
Não havia sacos plásticos, levávamos sacolas de palha para o supermercado.
E cascos vazios para trocar por garrafas cheias.
Refrigerante era caro. Só tomávamos no fim de semana.
As latas de cerveja eram de lata mesmo, não eram de alumínio.
Leite vinha num saco. Ou então o leiteiro entregava em casa, em garrafas de vidro.
Cozinhava-se com banha de porco. Toda dona-de-casa tinha uma lata de banha debaixo da pia.
 
O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a lâmina.
As camas tinham suporte para mosquiteiro.
As casas tinham quintais. Os quintais tinham sempre uma laranjeira, ou uma pereira, ou um pessegueiro.
Comíamos fruta no pé.
Minha vó tinha fogão a lenha. E compotas caseiras abarrotando a despensa.
E chimia de abóbora, e uvada, e pão de casa.
 
Meu pai tinha um amigo que fumava palheiro.
Era comum fumar palheiro na cidade; tinha-se mais tempo para picar fumo.
Fumo vinha em rolo e cheirava bem.
O café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café. Chaleira apitava.
O que há com as chaleiras de hoje que não apitam?
 
As lojas de discos vendiam long plays e fitas K7.
Supimpa era ter um três-em-um: toca-disco, toca-fita e rádio AM (não havia FM).
Dizia-se 'supimpa', que significa 'bacana'. Pois é, dizia-se 'bacana', saca?
Os telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no gancho.
Telefone tinha gancho. E fio.
 
Se o seu filho estivesse no quarto dele e você no seu escritório, você dava um berro pra chamar o guri, em vez de mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.
Estou falando de outro milênio, é verdade.
 
Mas o século passado foi ontem! Isso tudo acontecia há apenas 20 ou 25 anos, não mais do que o espaço de uma geração.
A vida ficou muito melhor.
Tudo era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.
Então por que engolimos o almoço? Então por que estamos sempre atrasados?
Então por que ninguém mais bota cadeiras na calçada?
 
Alguém pode me explicar onde foi parar o tempo que ganhamos?

Criando um Monstro (Mafalda Crescida)

Pela linha azul aqui ao lado (rs), deu pra perceber que puxei de mail recebido.

A fonte do excelente texto, ao que parece, é do blog "Mafalda Crescida" (http://blog.mafaldacrescida.com.br/).

O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… Nada? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade?
O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes? O rapaz deu a resposta: “ela não quis falar comigo”. A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.

Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.
Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros não’s nessa história toda.

Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.

Simples assim. N Ã O. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.

O mundo está carente de não’s. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos ( e alguns maridos, temem dizer não às esposas ). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.

Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal. Os pais dizem, “não posso traumatizar meu filho”. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.
 
Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer não, você não pode bater no seu amiguinho.
Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.
Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.
Não, você não vai passar a madrugada na rua.
Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.
Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.
Não, essas pessoas não são companhias pra você.
Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
Não, aqui não é lugar para você ficar.
Não, você não vai faltar na escola sem estar doente.
Não, essa conversa não é pra você se meter.
Não, com isto você não vai brincar.
Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.

Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dá muitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Desrespeitam os pais. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns não’s de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso.

Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os não’s que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor.

E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Assassinato de avatar dá cana!

Mulher é presa depois de matar o marido virtual no Japão

A polícia do Japão prendeu uma mulher acusada de ter matado o seu 'marido' em um mundo virtual. Ela alega que ficou brava ao ser divorciada do marido virtual sem aviso em um jogo online. A informação é da agência BBC.

O avatar (marido) 'morto' era o alter-ego virtual de um homem de 33 anos, que chamou a polícia após descobrir que seu perfil no jogo havia sido apagado. A suposta assassina virtual, uma professora de piano de 43 anos, está sendo mantida em uma prisão na cidade de Sapporo, ao norte do país.

A polícia a acusa de acessar de forma fraudulenta a conta da vítima no jogo. Se condenada, poderá receber uma pena de até cinco anos de prisão ou multa de até R$ 12 mil.

Os avatares da mulher e da vítima haviam se conhecido na internet e se casaram virtualmente em um jogo popular, chamado Maplestory. Segundo a polícia, apesar de a mulher não ter cometido qualquer agressão física contra sua vítima no mundo real, ela deverá ser indiciada por acessar ilegalmente um computador e manipular dados.

O Maplestory é um jogo fabricado na Coréia do Sul que ganhou muita popularidade em diversos países do Oriente. O principal objetivo do jogo é derrotar monstros, mas ele também pode servir para outras atividades sociais, como relacionamentos e até casamentos virtuais entre os avatares.

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2008

http://www.conjur.com.br/static/text/71170,1

27 outubro 2008

Uma virada, um flash!

Quando a notícia vira telenovela

Por Urariano Mota,
jornalista

O drama da jovem Eloá deixa na gente algumas lições. A primeira é que não basta, para relatar bem uma notícia, o seu acompanhamento sistemático, massivo, ao vivo. Por mais de 100 horas todas as redes de televisão levaram para todo o Brasil as imagens da jovem seqüestrada em flashes, reportagens, chamadas, pesquisas, entrevistas, num autêntico show de circo de cobertura. 

Mil e um recursos técnicos, tecnológicos, sinais, satélites, transmissões do século XXI foram usados. E no entanto, tudo se passou como se fôssemos jogados em uma rua deconhecida, sem números ou placas. Onde ficou mesmo a informação? 

A segunda delas é que não bastam ao repórter a dedicação, o esforço, a coragem, o arrojo e a juventude. Estas são qualidades que caem muito bem em atletas e soldados. Se se exigisse do pensamento a velocidade de uma bala ou a força de um golpe de boxe, os repórteres mais cheios da energia dos 20 anos seriam os melhores. 

O nível amesquinhador da reportagem a que chegamos exige do jornalista na frente da câmera antes de mais nada a beleza física, de preferência vestida em poucos anos de idade, para que a telinha brilhe mais como um espaço de diversão. Mas não só, compreendemos. Um repórter, em começo de carreira, é mais facilmente manipulável, obedece com menos resistência às sugestões dos editores ocultos da notícia. Os repórteres mais jovens têm a força de passar muitas horas de plantão, comendo mal e dormindo pior, por um minuto de fama, para todos os pontos do Brasil. 

A terceira lição é que a notícia humanizada, que deveria ser a revelação de pessoas em lugar dos cinco W das escolas de jornalismo, who, what, where, why, when... em lugar de pessoas, a notícia humanizada passou a ser uma adaptação dos vips, das revistas de celebridades, de revistas Caras, para os pobres. Assim como se fazem revistas play boy, em edições falsas, para mulheres comuns, a notícia humanizada transforma pobres em celebridades com a mesma qualidade e feição dos ricos e famosos. 

Como? Pelas caras, pelas bocas, pelos gostos musicais, de filmes, de relações na web. Nada que fale, é claro, da luta cruenta da sobrevivência, que para os pobres, até mesmo para as jovens bonitas dos pobres, nada tem de glamour. 

Queremos dizer, por mais de 100 horas ninguém soube nada sobre uma polícia despreparada, em crise, no governo José Serra. O governador paulista, como um fantasma ou vampiro, passou incólume e intocado à luz do dia em todas as notícias. Soube-se, ao contrário, o mais superficial, que cabe em uma frase: um jovem apaixonado seqüestrou a sua amada. E haja desdobramentos desse velhíssimo drama. Em lugar da notícia, todos fomos servidos pelo roteiro de um escritor medíocre, de dramalhão: quem era Eloá? (Caras, trilha musical);  quem era Lindemberg? (Fotos, depoimentos “inexplicáveis” dos amigos); quem era a sua fiel amiga? (Caras, fotos, música). 

Seguiu-se à risca um manual de filme B – acreditem – para a notícia.

Finalmente, quando menos se esperava, ação! Desfecho rápido, sem preparação de fundo, sem som de thriller: a bela amada tem o crânio esburacado, com perda de massa encefálica. A generosa amiga é atingida por um tiro na boca. O Romeu sai machucado, despido de sua aura de príncipe. E em lugar de um levantamento das causas da trapalhada, do desastre, em lugar de um esclarecimento até mesmo factual – já que todos os repórteres estavam presentes -, não existe até aqui a certeza de que armas partiram os tiros, se antes ou depois da invasão do apartamento, ou de quem partiu a orientação para que o desastre se desse na forma em que se deu. 

Então o governo de São Paulo aparece: para anunciar pesaroso a morte da jovem. Tamanha foi a sede dos repórteres nessa fonte, nessa crença a paralisar qualquer investigação, que toda a imprensa divulgou a morte da jovem 24 horas antes, sem ir ao hospital, sem ouvir médicos. 

Agora, na presente data, parte-se para um final feliz, precisa-se de um final feliz, precisa-se: a jovem Eloá ressurge em outros corpos, em outras pessoas, com a doação dos seus órgãos. É irreprimível o sorriso, o ar de felicidade, de apresentadores e repórteres. Querem dizer, com a voz embargada, “todos temos uma boa notícia para dar, porque nós também somos éticos, e todos contribuímos para uma sociedade mais fraterna: Eloá está viva”. O que uma livre interpretação permite dizer, enfim: os telespectadores não precisam mais das telenovelas habituais. 

Pelos números de audiência alcançados, pelo show, pela competência em realizar um script a orientar o real, a notícia virou a melhor telenovela. 

.........................

(*) O autor é pernambucano. Escritor e jornalista, publicou o romance Os Corações Futuristas, cuja paisagem é a ditadura Médici.

Artigo originalmente publicado (22.10.08) no saite Direto da Redação, editado em Miami. 

23 outubro 2008

Uia! Uia!

Uia!

Recebi esse mail hoje...

NOVA CAMPANHA DO SUS: PSICANÁLISE PARA TODOS


 
AGORA VOCÊ FALA QUANTO TEMPO QUISER E NÃO PAGA NADA!





  


Frase do dia (autor desconhecido)

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”

21 outubro 2008

Falta de vergonha?

Cumpro prazos. Não assumo compromisso algum sem a intenção de honrá-lo. É questão de RESPEITAR os outros, como eu gostaria de ser respeitada...

Mas parece que HONRAR compromisso não é algo que importe,  para a maioria das pessoas... Reclamam muito da minha pessoa, pelo fato de que eu solicito as coisas por escrito. Sou implicante? Não! Sou é uma pessoa cansada de ser obrigada a conviver com gente que NÃO SUSTENTA O QUE FALA, NÃO SE COMPROMETE, NÃO CUMPRE ACORDOS, NÃO ASSUME RESPONSABILIDADE PELOS SEUS ATOS E OU OMISSÕES...

Em julho colocamos o carro para ser pintado. O serviço deveria ser feito em 10 dias. Demorou mais de 20, e não foi concluído, o carro teve que voltar várias vezes até ficar realmente pronto. Hmmmmmm, será que eu deveria demorar o dobro do tempo combinado para PAGAR o serviço? 

O carro voltou à oficina, outra oficina, porque um retardado conseguiu bater na traseira do carro, recém-pintado... O cretino que bateu escolheu a oficina onde o conserto está em curso. O carro deveria estar pronto nesta tarde... KKKKKKKKKKKKKKK! Nem se sabe se sai amanhã à tarde, ou no dia de São Conveniência para a TecnoRiscos. Alerta: NÃO CUMPREM prazo algum, então, cuidado, se forem fazer serviço lá, não esperem grande coisa, ok?. 

E cá estou eu há uma semana sem carro, sem previsão de entrega, minha filha acordando de madrugada para ir à escola socada dentro de um dos maravilhosos ônibus da sem-concorrente TCCC... Ah, o sujeito que bateu no nosso carro? Está lépido e fagueiro, por aí, sem qualquer alteração em sua rotina, sem dificuldade alguma, já que a sua moto não sofreu dano...

Este á apenas um exemplo do quanto falta HONRA às pessoas, no momento de cumprirem o que prometem. Acho que há mais "políticos" por aí do que se imagina, a sociedade cada vez mais se contamina pela falácia vazia, pelas palavras vãs, pelas promessas mentirosas... 

Compromisso é palavra vazia para a maior parte das pessoas. Acho que eu é que estou errada, devia ser sem-vergonha também, assumir um monte de compromissos, empenhar minha palavra, e mandar o povo às favas... Uma hora dessas, eu canso de vez e perco qualquer resquício de RESPEITO pelos outros!




20 outubro 2008

Sobre o Clássico

Jogaço!

E resultado justo... Afinal, o Palmeiras jogou um bolão no primeiro tempo e deu 2 a 0 pro São Paulo...

E no segundo, só deu São Paulo. Resultado: 2 a 2... rs

Coisas do futebol.

Quanto às expulsões, nada a declarar, a não ser que estou de saco cheio dessas desculpas com base no "e se". Gosto, neste ponto, da postura do Muricy: não falo de arbitragem. Ele deixa isso pro chorão do Ceni, que reclama até quando o time dele ganha... rs

Se o Palmeiras tivesse vergonha na cara (e o Ceni não estivesse no gol, claro... rs), os palmeiristas estariam rindo que é uma beleza. Mais do que o empate "com sabor" de vitória.

17 outubro 2008

Seqüestro em Santo André

Sobre o seqüestro em Santo André, algumas considerações:

- Quem é mais imbecil, o seqüestrador ou o comandante da operação? Resposta fácil...

- A nova tática de incluir menores de idade nas negociações não dá certo.

- Mandar refém de volta ao cativeiro também não dá certo.

- Perguntar antes aos pais se a menor pode ou não voltar ao cativeiro já seria um absurdo.

- Qualquer meia dúzia de bugigangas da Santa Ifigênia daria suporte pra Polícia monitorar o apartamento onde estava se desenrolando o seqüestro.

- Noticiaram que a Eloá morreu, mas já desmentiram a secretaria de segurança de SP. A menina está morta, acreditem. Estão tentando diminuir o tamanho da indenização pra família. Só isso.

- Podem me chamar do que quiser, mas tenho filha:  a minha, se namorar antes dos 15, vai se ver comigo. E feio. E ai dela se eu não conhecer o gajo!

- Temos mais um exemplo de que o crime compensa. O bonitão saiu inteiro, cheio de garantias... As duas meninas? Uma ferida, uma morta.

- E não tenho dúvida que a moda vai pegar. Estaremos vendo, com muito mais freqüência, casos semelhantes daqui pra frente. Até entrevista pra TV o bonitão conseguiu, não foi?

Hehehe

Seria interessante o seguinte diálogo:

"Rapaz, eu vim de fora e tô afim de dar umazinha. Só que são 3 da tarde e as meninas só ficam na rua de noite, né? O que você me sugere?"

"Vai na Zona 2 que lá tem o que você procura."

"Zona 2? Em que rua fica? Como eu chego lá? Qual o número da casa? Tem placa na porta?"

Entende-se...

Tava pesquisando sobre o tal "Bonanza" na net. Não achei nada, claro, pelo que fico com os relatos históricos.

Mas vale um trocadilho a partir do que li num arquivo do blog do Bulgarelli:

Para as atividades meretrícias, o destaque foi o Hotel Bonanza e o “Pintor”, uma sequência de quartos para atrair a parcela mais popular.

Bem, nada mais indicado para quem dá suas pintadas do que o "pintor"...

(Lamentável, eu sei, mas não consigo evitar... Alguém me indica um psiquiatra?)

É, né...

Calçada da Fama de Maringá - Sugestões

Estou em Maringá somente desde 99, mas tenho algumas sugestões para homenageados na calçada da fama de Maringá, conforme projeto do Ilmo. Sr. Vereador Dorival Dias:

Por relevantes serviços prestados:

- Gilson Aguiar;
- Ronaldo Nezzo;
- Ângelo Rigon;
- Lukas (mesmo sendo petista até a medula);
- Deva, técnico do vôlei, que tira leite de pedra (mesmo).

Por "relevantes" serviços prestados:

- Lero-Lero, mesmo sendo corintiano... rs;
- Zé da Galinha, pela projeção nacional do bom humor maringaense.

Por valores históricos de patente notoriedade (segundo meus informantes de 30 anos ou mais de Maringá):

- O Grande da cantina da UEM;
- As meninas do Bonanza;
- Sônia Braga, mesmo não tendo nascido aqui, mas vá lá;
- Celso Portiolli (esse é daqui, não é?).


16 outubro 2008

Choque-Rei

E a falação que gira em torno do clássico de domingo?

Pra ser honesto, estava mesmo de saco cheio do "excesso de respeito para com os adversários".

E não venham me encher dizendo que isto incita a violência que eu respondo que mostrar crimes na TV também o faz, tá? 

Argumento idiota existe de monte, inclusive os dois do parágrafo anterior... hehe

Lembro das apostas que tinhamm nos anos 70 e 80. Do Luís Pereira contra o Serginho Chulapa que apostavam caixa de cerveja, corte de cabelo no meio do campo, e por aí vai... E era uma delícia essas apostas. Dava um clima legal pra coisa.

O último que me lembro - e como bem lembrou o Junior (Fanáticos da Bola) -, foi o Vampeta. Depois disso, só agora com essa coisa de "somos favoritos mesmo", de mandar flores para o CT do time adversário (essa foi ótima).

O pior, aliás, sobre esse lance das flores foi a matéria dizer que era uma estupidez, uma idiotice, incitação, chegaram a reforçar a segurança pra que isto não se repita!!!

REFORÇARAM A SEGURANÇA PRA QUE NÃO RECEBESSEM MAIS FLORES!!! Esse é nosso quinhão de interior da via láctea...

E o pulso ainda pulsa...

Canal só para menores...

Amigos,

Precisando de um tratamento de canal, não havendo dentista para atendimento de urgência à tarde no postinho, me encaminharam para o Zona Sul.

Lá, com a costumeira demora, fui atendido. E bem, diga-se de passagem. Me informaram que deveria obter o encaminhamento para tratamento de canal junto ao dentista do posto de saúde.

OK.

Marquei consulta com a dentista pra hoje pela manhã. Fui encaminhado para fazer tratamento de periodontia.

E o canal? Ora, encaminhamento para tratamento de canal SOMENTE PARA MENORES DE DEZESSEIS ANOS. 

Ou seja, mon ami, se você precisa fazer tratamento de canal e não tem dinheiro, pode sofrer de acordo com a saúde pública, tendo em vista que, além de só haver UM dentista na cidade que faz tratamento de canal (informação obtida no postinho), este tipo de tratamento só é feito para menores de 16 anos...

Claro, estou a ligar à ouvidoria e a notificar nossa prestimosa secretaria a modo de informar os fatos e pedir providências.

08 outubro 2008

Caju Mecânico (The Clockwork Cashew)

Não foram Alex e seus drugues, foi a PM do Ceará mesmo...


Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=89478

06/10/2008 - 09h22
DECISÃO
Estado deve indenizar homem obrigado a assistir estupro da namorada por PMs
O estado do Ceará terá de pagar indenização por danos morais a um homem que foi obrigado a assistir ao estupro da namorada por dois policiais militares. O estado pretendia reverter o valor da condenação, mas este foi mantido pelos ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O crime ocorreu em junho de 1992. Um tenente e um soldado PM tomaram de assalto o carro no qual o casal saía do trabalho, ameaçando-os com um revólver e uma faca. Eles foram conduzidos a umas dunas onde a vítima foi imobilizada com suas próprias vestes e obrigado a testemunhar o duplo estupro de sua namorada. 

A Justiça cearense reconheceu a obrigação de o estado indenizar a vítima “pela prática de atos delituosos por parte de seus agentes mesmo que fora do exercício das funções”, principalmente por ter ficado comprovado que os policiais “agiram em plena escala de serviço”. Para o Tribunal de Justiça, “é assustador que um policial pago pelo Estado para dar segurança, seja ele próprio o promotor da insegurança, abusando da função com a arma que o Estado lhe fornece”. 

No STJ, a Fazenda Pública tentava reduzir o valor da indenização por danos morais – R$ 160 mil – e materiais – cinco salários mínimos mensais. O relator do recurso especial, ministro Castro Meira, contudo, entendeu que, “diante da torpeza e brutalidade” do ato, as instâncias ordinárias foram até parcimoniosas na fixação do valor, de modo que, a seu ver, não se pode falar em desproporcionalidade da quantia arbitrada ou em enriquecimento ilícito da vítima que permitisse a redução. 

Para o ministro, embora a indenização fixada pelo Judiciário cearense seja superior ao valor de trezentos salários mínimos adotado pela jurisprudência do STJ como teto para as reparações por dano moral, esse limite não pode ser absoluto, devendo ser afastado em situações especialíssimas, como a desse caso. O entendimento foi seguido, por unanimidade, pelos demais integrantes da Segunda Turma.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa 

Exemplo vem de cima... (De Rondônia, mais especificamente... rs)

Saiu no conjur...

Pais são condenados por ofensas dos filhos no Orkut

por Lilian Matsuura

Os pais devem ficar atentos ao que seus filhos andam fazendo na internet. Em Rondônia, os pais de 19 adolescentes foram condenados a pagar indenização por dano moral a um professor de matemática do colégio Daniel Berg que foi ofendido em uma comunidade do Orkut. Os jovens confessaram a prática perante o juiz da Infância e da Juventude. A 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado fixou o valor da indenização em R$ 15 mil, que deve ser dividido entre os pais.

Os alunos criaram a comunidade “Vamos comprar uma calça nova para leitão” e a ilustraram com uma foto do professor. Nas discussões, eles faziam piadas, xingavam o professor e alguns chegaram até fazer ameaças. Diziam que iriam furar os pneus do seu carro.

Para o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, relator do processo no TJ-RO, a conduta dos estudantes não pode ser considerada brincadeira, como argumentou um dos pais. “Não é a pretexto de brincadeira que se justifica ofender a honra alheia ou se ameaça depredar o patrimônio alheio. Caso não saibam os apelantes, a brincadeira, quando ocorre, tem o consentimento e a empatia das partes envolvidas, e não foi assim que os fatos se deram”, avisou.

Muitos pais também argumentaram que pagar indenização por danos morais era demais, uma vez que seus filhos já haviam sofrido suspensão coletiva por decisão da direção da escola e tiveram de prestar serviços à comunidade pela irresponsabilidade cometida.

Mas o relator entendeu que, dessa vez, a responsabilidade deve recair sobre os pais, que não cumpriram o seu dever de vigiar e educar os seus filhos, “de forma que o cumprimento de medida sócio-educativa pelos filhos não tem o condão de, por si só, afastá-la”.

As palavras chulas e de baixo calão, segundo o juiz, realmente atingiram a honra e a moral do professor, “infração equivalente a injúria e difamação”.

Leia a decisão

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

Tribunal de Justiça

2ª Câmara Cível

Data de distribuição: 17/04/2008

Data de julgamento: 20/08/2008

100.007.2006.011349-2

Apelação Cível

Origem: 00720060113492 Cacoal/RO (2ª Vara Cível)

Apelantes/Apelados: Antônio Oliveira Brito e outros

Advogados: Leandro Vargas Corrente (OAB/RO 3.590) e outros

Apelantes/Apelados: Romério Rodrigues dos Santos e outra

Advogados: Marcos Antônio Araújo dos Santos (OAB/RO 846), Marcos Antônio Metchko (OAB/RO 1.482) e outros

Apelado/Apelante: Juliomar Reis Penna

Advogada: Ivone Ferreira Magalhães Oliveira (OAB/RO 1.916)

Apelados: Luzia Paula de Moraes Costa e outro

Advogado: José Costa (OAB/RO 698)

Apelada: Roseni Farias de Souza Gomes

Relator: Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa

Revisor: Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia

RELATÓRIO

Trata-se de recursos de apelação manejados contra sentença de procedência, proferida em autos de indenizatória por danos morais.

O autor, Juliomar Reis Penna, narrou que os filhos dos réus criaram uma comunidade virtual no site de relacionamentos orkut para satirizar a sua imagem perante colegas da escola onde ministra aulas de matemática.

Relatou que os filhos de todos os réus tiveram de cumprir medida sócio-educativa, por terem cometido infração equivalente a injúria e difamação, exceto as alunas Amanda Lhorruama Farias Gomes e Ana Flora Barcelos Rodrigues Santos.

Discorreu sobre a responsabilidade dos pais pelos atos praticados pelos filhos menores sob sua autoridade e companhia.

Requereu tutela jurisdicional para obter reparação aos danos morais que entende ter sofrido.

Os réus Romério Rodrigues dos Santos e Cláudia Regina Metchko ofereceram contestação, alegando que, pelo fato de sua filha, Ana Flora Barcelos Rodrigues Santos, não ter respondido à medida sócio-educativa, falta nexo causal de sua conduta com o dano alegado pelo professor.

Os réus João Joaquim de Souza Santos e Ana Néri Santos de Souza ofereceram contestação, argumentando que sua filha, Raiani Santos Souza, não participou da satirização da imagem do professor na comunidade virtual. Informaram, ainda, que não configura confissão o acordo celebrado em ação sócio-educativa. O mesmo foi dito pelos réus José Costa e Luzia Paula de Morais Costa, em relação à sua filha Janaína Paula de Morais Costa, e pelos réus Eurico Pereira Fontenele e Gracia Alvez Góes Fontenele, em relação à sua filha Isabela Góes Fontenele.

Os réus Amizael Amâncio de Souza e Marileuza Ferreira Souza, em sua contestação, afirmaram que a participação de seu filho, Paulo Helon Amâncio, não chegou a causar constrangimentos ao autor. O mesmo foi dito pelos réus Evaldo Góis Filho e Maria Eliane Hupp Góis, quanto à sua filha Márcia Labendz Góis; pelos réus Antônio de Oliveira Brito e Célia Cristina da Silva, em relação ao seu filho Antônio de Oliveira Brito Júnior; pelos réus Cícero Bordoni da Silva e Lane Maria de Melo, em relação à sua filha Nina de Melo Bordoni; e pelos réus Loimar Francisco Scopel e Rosevita Korte Scopel, em relação à sua filha Kimberly Korte Scopel.

Roseni Farias não apresentou contestação.

O Juiz da causa, em julgamento antecipado da lide, considerou que as provas apresentadas, apontando a existência da comunidade virtual na qual os menores formularam comentários injuriosos, foram suficientes para configurar dano moral, a ser indenizado em R$20.000,00 (vinte mil reais) da seguinte forma: R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) por Antônio de Oliveira Brito e Célia Cristina da Silva; R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por Eurico Pereira Fontenele e Gracia Alvez Góes Fontenele; R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por Evaldo Góis Filho e Maria Eliane Hupp Góis; R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por Cícero Bordoni da Silva e Lane Maria de Melo; R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por Loimar Francisco Scopel e Rosevita Korte Scopel; R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por Amizael Amâncio de Souza e Marileuza Ferreira Souza; R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por José Costa e Luzia Paula de Morais Costa; R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por Roseni Farias de Souza Gomes; R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por Romério Rodrigues dos Santos e Cláudia Regina Metchko; e R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) por João Joaquim de Souza Santos e Ana Néri Santos de Souza.

Os réus Romério Rodrigues dos Santos e Cláudia Regina Metchko interpõem apelação, alegando que, pelo fato de sua filha, Ana Flora Barcelos Rodrigues Santos, não ser aluna do autor, não há nexo causal de sua conduta com o dano alegado pelo professor.

Requerem a reforma da sentença para julgar o pedido improcedente. Contra-razões às fls. 296/307.

Os outros réus, exceto José Costa, Luiza Paula de Moraes e Roseni Farias de Souza Gomes, também interpõem apelação, repisando os argumentos expendidos à contestação, quais sejam, de que o cumprimento da medida sócio-educativa já cumpriu a função punitiva pelo cometimento do ato, e de que a indenização na esfera cível não terá proveito para a conscientização dos jovens que praticaram a conduta.

Alegam a impossibilidade de vigiar seus filhos "vinte e quatro horas por dia", pugnando pelo afastamento de sua responsabilidade, nesse aspecto. Argumentam que não houve grande repercussão dos comentários feitos pelos jovens, tratando-se, apenas, de uma brincadeira infantil sem a intenção de insultar o autor.

Aduzem que a reparação foi arbitrada em valores excessivos e que pedem sua redução.

Requerem a reforma da sentença para afastar a condenação; alternativamente, pugnam pela redução do valor condenatório.

Contra-razões às fls. 283/292.

O autor, por sua vez, maneja apelação, pedindo a majoração do quantum condenatório.

Não houve contra-razões.

Instados a pagar as custas processuais diferidas para o final, os apelantes o fizeram às fls. 317/319 e 325/328.

É o relatório.

VOTO

JUIZ EDENIR SEBASTIÃO ALBUQUERQUE DA ROSA

I. DO APELO DOS RÉUS ROMÉRIO RODRIGUES DOS SANTOS E CLÁUDIA REGINA METCHKO

Pretendem os réus a reforma da sentença para afastar de si a responsabilidade pelos danos, ao argumento de que sua filha, Ana Flora Barcelos Rodrigues Santos, não era aluna do apelado, deixando de configurar o liame causal entre sua conduta e os danos alegados por aquele.

Pois bem.

A causa de pedir declinada na inicial é clara, no sentido de responsabilizar os pais dos menores que participaram de comunidade virtual, postando mensagens com o intuito de denegrir a imagem do autor. Os fatos trazidos a juízo não dizem respeito ao vínculo entre aluno e professor, e, sim, à participação na referida comunidade do orkut, denominada "vamos comprar uma calça nova para o leitão", constando fotografia parcial e não identificadora do professor e seu nome.

A conduta da filha dos apelantes consistiu exatamente nisso, pois aprovou a criação da comunidade, sugerindo, em seu comentário, que comprassem uma "calça nova" para o professor em um "brechó da 7 de Setembro".

A satirização contida no comentário é evidente, pois se extrai não só das palavras utilizadas, como também do contexto em que o comentário foi feito. Ademais, não há necessidade de se comprovar o constrangimento sofrido pelo autor, que se traduz em dano moral indenizável, no caso em tela.

Em que pese a filha dos apelantes não ter sido representada pelo Ministério Público na ação que apurou o ato infracional, a apuração da responsabilidade civil independe da responsabilidade por ato infracional, como bem salientou o Juiz de origem, na sentença.

Portanto, não vejo motivos para reformar a sentença que, bem lançada, prevalece neste particular.

II. DO APELO DOS RÉUS ANTÔNIO DE OLIVEIRA BRITO E OUTROS

Pretendem os réus a reforma da sentença para afastar a condenação, ao argumento de que tudo não passou de uma "brincadeira" e de que a sanção indenizatória não tem serventia punitiva para os jovens, que já cumpriram medida sócio-educativa.

Sem razão.

Compulsando os autos, constato a gravidade dos comentários exarados pelos filhos dos réus, que, além da intenção jocosa, reportaram-se ao professor com palavras de baixo calão e ameaçaram, até, furar os pneus de seu automóvel. Observo que o Juiz, na origem, afirmou que os jovens confessaram a prática da conduta perante o Juízo da Infância e Juventude.

A meu ver, tais condutas ultrapassam, em muito, o que pode ser considerado "brincadeira", pois não é a pretexto de "brincadeira" que se justifica ofender a honra alheia ou se ameaça depredar o patrimônio alheio. Caso não saibam os apelantes, a "brincadeira", quando ocorre, tem o consentimento e a empatia das partes envolvidas, e não foi assim que os fatos se deram.

Quanto à função punitiva da reparação, esta se dirige diretamente aos pais, que têm o dever de vigilância e educação, de forma que o cumprimento de medida sócio-educativa pelos filhos não tem o condão de, por si só, afastá-la.

Saliento que o dever de vigilância é uma incumbência legal dos pais, enquanto responsáveis pelos filhos. Trata-se de um dever legal objetivo do qual não pode o responsável se escusar, ao argumento de ser "impossível" a vigilância do filho por vinte e quatro horas ao dia. Noutras palavras, o argumento trazido pelos apelantes é por demais frágil e não afasta os consectários do descumprimento do dever legal.

Quanto à repercussão dos comentários lesivos, é fato notório que as comunidades virtuais do orkut têm ampla divulgação aos cadastrados via internet, não sendo crível que os dados ali postados tenham-se restringido aos vinte e nove membros participantes do grupo.

Portanto, não há como afastar a responsabilidade dos apelantes, sendo devida a reparação pelos danos deflagrados.

Farei a análise da quantificação reparatória ao apreciar o recurso do autor.

III. DO APELO DO AUTOR

Pretende o autor, como dito, a reforma da sentença, para majorar a indenização, fixada pelo Juiz de origem em R$20.000,00 (vinte mil reais). Os réus, por sua vez, pretendem a redução do referido quantum.

Pois bem.

Quanto aos critérios subjetivos, anoto que a vítima do dano é pessoa de modesta condição econômica, sendo beneficiário da gratuidade de justiça, ao passo que os réus têm boas condições econômicas.

A extensão do dano e a repercussão social do fato foram significativas, haja vista que o comentários pejorativos e injuriosos foram postados em site de relacionamentos na internet, com ampla divulgação.

A culpa dos ofensores residiu em negligenciarem o dever legal de vigilância quanto aos filhos.

No mais, as condutas merecem ser repelidas, pois infligiram ao autor gravame moral substancial, com ofensa denegrindo sua honra, constando ameaças verbais e palavras chulas e de baixo calão.

Não se descura, porém, que os emissores são jovens, adolescentes, alunos da vítima, anotando-se a especial condição de formação ética e moral, ainda em construção também no próprio ambiente escolar.

Noutro ponto, conquanto a publicidade da matéria divulgada em orkut seja reconhecida, também é certo que o acesso não é irrestrito e a localização do endereço requer conhecimento da ferramenta, tanto que consta dos autos que o apelante buscou auxilio de uma professora de informática para localizar a página, o que revela menor extensão de publicidade que divulgações em matéria jornalísticas tradicionais.

Informa-se ainda que a vítima é que deu publicidade do fato aos demais professores e tornou público o fato, fazendo conhecer à direção da escola e ainda registrando ocorrência policial para que fossem representados os adolescentes por ato infracional.

Neste ponto, tenho que comporta conferir relevância ao valor arbitrado ao dano.

É que a vitima se utilizou de todas as vias possíveis de sanções aos adolescentes, expondo os seus atos aos colegas professores e à direção da escola, o que determinou de início a reprimenda acadêmica com suspensão coletiva.

Depois, ainda registrou ocorrência contra os adolescentes estudantes para representação por ato infracional, determinando assim que estes fossem representados, passando a constar a mácula pela irresponsabilidade juvenil nos assentos da Justiça da Infância, sendo imposta a prestação de serviços à comunidade.

Por fim, cumulou a vítima o pedido indenizatório.

Nessa situação, tenho que a vítima obteve, com as reprimendas graves já sofridas pelos adolescentes, parcial reparo à indignação sofrida.

Tenho que as censuras e repreensões já imputadas aos adolescentes tanto no ambiente escolar quanto na esfera policial e judicial, atendendo as provocações da vítima, não devem ser desconsideradas.

Nessas considerações, levando em conta os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, considero que a reparação arbitrada em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) apresenta-se excessiva e fora dos padrões fixados nesta Corte para danos morais abstratos, especialmente, como destacado, na situação em que os atos de irresponsabilidade juvenil dos adolescentes já foram submetidos à censura, não somente acadêmica, mas também expostos pela representação feita na delegacia de polícia e pela representação judicial com imposição de pena de prestação de serviços.

Assim, tenho por reduzir o valor da indenização para R$15.000,00 (quinze mil reais), mantendo a distribuição na forma promovida na sentença, por efeito do acolhimento de redução do valor de indenização (R$20.000,00 para R$15.000,00).

Por último, quanto aos pedidos de prequestionamento, anoto que inexiste omissão quando o aresto aborda as teses e antíteses apresentadas pelas partes, notadamente quando presentes os motivos suficientes para fundar a sua decisão e exaurir a apreciação do recurso, não estando o Tribunal obrigado a se manifestar sobre todos os dispositivos ou alegações indicados no apelo. A mera ausência de menção expressa do dispositivo legal invocado pela parte não caracteriza omissão, especialmente se a decisão apreciou especificamente a matéria objeto do recurso, ainda que sem apontar dispositivos legais (EDcl. no RMS n. 15.167/PR, Rel. Min. Felix Fischer, Quinta Turma, julgado em 15/4/2003, DJ 26/5/2003, p. 370).

Em face do exposto, nego provimento ao recurso de Juliomar Reis Penna.

Dou provimento aos recursos de Romério Rodrigues dos Santos e outros para reduzir o valor da indenização por danos morais de R$20.000,00 (vinte mil reais) para R$15.000,00 (quinze mil reais), mantendo a distribuição na forma promovida na sentença, por efeito do acolhimento de redução do valor de indenização.

É como voto.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

Tribunal de Justiça

2ª Câmara Cível

Data de distribuição: 17/04/2008

Data de julgamento: 20/08/2008

100.007.2006.011349-2

Apelação Cível

Origem: 00720060113492 Cacoal/RO (2ª Vara Cível)

Apelantes/Apelados: Antônio Oliveira Brito e outros

Advogados: Leandro Vargas Corrente (OAB/RO 3.590) e outros

Apelantes/Apelados: Romério Rodrigues dos Santos e outra

Advogados: Marcos Antônio Araújo dos Santos (OAB/RO 846), Marcos Antônio Metchko (OAB/RO 1.482) e outros

Apelado/Apelante: Juliomar Reis Penna

Advogada: Ivone Ferreira Magalhães Oliveira (OAB/RO 1.916)

Apelados: Luzia Paula de Moraes Costa e outro

Advogado: José Costa (OAB/RO 698)

Apelada: Roseni Farias de Souza Gomes

Relator: Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa

Revisor: Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia

EMENTA

Indenizatória. Danos morais. Comunidade virtual. Divulgação, por menores, de mensagens depreciativas em relação a professor. Identificação. Linguagem chula e de baixo calão. Ameaças. Ilícito configurado. Ato infracional apurado. Cumprimento de medida sócio-educativa. Responsabilidade dos pais. Negligência ao dever legal de vigilância.

Os danos morais causados por divulgação, em comunidade virtual (orkut) de mensagens depreciativas, denegrindo a imagem de professor (identificado por nome), mediante linguagem chula e de baixo calão, e com ameaças de depredação a seu patrimônio, devem ser ressarcidos.

Incumbe aos pais, por dever legal de vigilância, a responsabilidade pelos ilícitos cometidos por filhos incapazes sob sua guarda.

100.007.2006.011349-2 Apelação Cível

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, na conformidade da ata de julgamentos e das notas taquigráficas, em, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO DO AUTOR E DAR PROVIMENTO AOS RECURSOS DOS REQUERIDOS NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

Os Desembargadores Marcos Alaor Diniz Grangeia e Miguel Monico Neto acompanharam o voto do Relator.

Porto Velho, 20 de agosto de 2008.

07 outubro 2008

Não é só o Brasil que tem leis esdrúxulas...

Com maior poder e autonomia para garantir a segurança pública em suas cidades, os prefeitos italianos deram asas à imaginação aprovando normas polêmicas como a proibição de construir castelos de areia na praia, se beijar dentro de automóveis e andar de tamancos. Algumas leis que entraram em vigor em agosto, em pleno verão europeu, causaram surpresa e irritação nos italianos. 

A onda de leis bizarras se explica, talvez,  pelo maior poder concedido aos prefeitos, a partir do pacote de leis sobre segurança pública, aprovada pelo governo de Silvio Berlusconi e em vigor desde o final de julho. De acordo com a nova legislação, os mandatários municipais são encarregados de vigiar 
"tudo o que possa interessar à segurança e à ordem pública". 

Veja alguns potins curiosos:

* Em determinadas cidades, está proibido circular com garrafas de vinho ou latas de cerveja na mão; andar sem camisa; soltar fogos de artifício em festas privadas exceto aos sábados entre as 20h30 as 23h;  e cortar grama aos finais de semana. 

* Nas turísticas cidades de Positano e Capri, usar tamancos pode dar multa de 50 euros, por causa do barulho que fazem. 

* Circular em grupos de mais de duas pessoas nos parques públicos de Novara, no norte do país, depois das 23h30 pode dar até 500 euros de multa.

* A mesma cifra (500 euros!) pode ser cobrada de um casal que se beijar no carro na cidade de Eboli, no sul da Itália. 

* Em Veneza e Assis, terra natal de São Francisco, é proibido pedir esmolas. 

* Em Verona, os clientes de prostitutas podem ser multados em 500 euros. 

* Flanelinhas, além de multados em 40 euros, também têm o dinheiro ganho apreendido pela polícia.

* Estão proibidas em toda a Itália as massagens profissionais nas praias. Os massagistas podem levar multa de até mil euros.

* O  tradicional top less, muito apreciado pelas italianas, é vetado no litoral de Ravenna. 
Como as leis mudam de cidade para cidade, as medidas impostas pelos prefeitos geram confusão nos italianos e nos milhões de turistas que freqüentam o país.

06 outubro 2008

Recesso

Bateram no meu carro na sexta-feira à noite...

Desde então, etou tentando registrar a ocorrência.

No 4º. Batalhão, me falaram que "só segunda-feira". Hoje, portanto.

Na 9a. SDP, me falaram que "não têm competência funcional" pra isso, já que a responsa é do 4º. BPM.

Beleza. Fui hoje de manhã fazer o registro da ocorrência. O que aconteceu? "Não vai haver expediente hoje, por causa das eleições." - me respondeu o soldado de plantão na portaria.

Voltei pra casa, bati uma petição informando a ocorrência e voltei pra lá atrás de um reles, mequetrefe e porco protocolo.

Adivinha se protocolaram? ("Só amanhã...")

Estou postando nos Correios com ARMP...

05 outubro 2008

Começa a Limpeza

Vi a lista de vereadores eleitos. Meu candidato não se elegeu... mas fiquei MUITO feliz ao ver que vários encalacres deixaram o rol dos edis. Fica a esperança de que nas próximas eleições a renovação seja completa, com a exclusão das velhas raposas que ainda se agarram por lá...

Google Chrome

Muito P da cara (outra expressão que aprendi aqui) com o internet explorer,  e meio descontente com o Netscape, Mozilla e afins, me achei no Google Chrome.

Fácil, prático, de grátis, e não fica travando de meia em meia hora (ou acima de 5 janelas abertas).

Vale o teste:

Data de terras

A primeira lembrança das esquisitices locais da qual me recordo se deu quando minha esposa me mostrou um terreno e me falou sobre uma "data".

Eu, como bom paulistano, disse a ela o dia (do mês e da semana, craro).

Ela riu e me explicou que aqui "terreno" se chamava "data". Tentei achar mil teorias para entender, sendo que, há pouco tempo atrás, minha digníssima elaborou uma tese fantástica sobre o fenômeno linguístico em questão, matando a charada, smj... Vamos lá:

Quando a CIANORTE, empresa inglesa, iniciou a colonização, trouxe profissionais estrangeiros para fazer os trabalhos de agrimensura, necessários à individuação dos lotes de terras. Eram usadas fichas nas quais o agrimensor anotava os dados relativos a cada lote, indicando a quadra, número e demais dados (latitude, longitude, metragens, divisas, confrontações). Em inglês, "dados" é "data", daí, provavelmente, que surgiu a expressão "data de terras", referindo-se, na verdade, aos dados do terreno, tal como anotados pelo agrimensor INGLÊS...

É a melhor explicação que eu encontrei a respeito. Pode não ser verdadeira, mas é lógica...


Mais uma vez, minha querida e amada senhora, muito obrigado...

Sim é verdade...

Eu vim de SP, Capital, pra Maringá em 1999...

Mas não foi por influência da Veja, eu juro!!!

Maringá na "Desciclopédia" (http://desciclo.pedia.ws/wiki/Maringá) - uma delícia essa versão da Wikipedia!

Maringá


Município de Maringá

[[Imagem:{{{Nome da bandeira}}}.Maringá.gif|20px]]

Bandeira de Maringá


[[Imagem:{{{Situação}}}|150px]]

LemaÉ ué
EstabelecidaFoi a capital da Pangéia
Tipo de GovernoDinastia Barros & Pinga Fogo
PaísBrasil
EstadoParaná
PrefeitoSilvio Motosserra Barros II
Área170.000x10³ km de CO2
População330.000
GentílicoPé vermeio.
Hino"Radio AM 1590Khz" e "Ôpa! Tá falando com ele, meio dia e trinta e dois. E aí, Benedito? Fala Pinga-Fogo!"


 Opa, esta falando com ele, meio dia e trinta e dois 
pinga fogo sobre noticias 
 Me assaltaram perto da UEM 
morador da região 
 Ah é? Já fui assaltado duas vezes por lá também 
outro morador respondendo 
 A Sônia Braga nasceu em Maringá 
Maringaense orgulhoso por ter nascido na mesma cidade---- que uma atriz internacional 
 Eu faço sucesso lá 
Felipe Dylon sobre Marigá 
 Não vale a pena passar um gasoduto por lá! 
Petrobrás sobre Marigá 
 Tem algum lugar p/ se divertir? 
Paulista sobre Maringá
 Nóis fica sentado na Tiradentes! 
Maringaense sobre suas opções de diversão
 Que pena, achamos que o Galo Maringá ia ser grande, mas vai ser mais um time do porte do Londrina 
Ex-Torcedores do falecido e falido Grêmio Maringá vendo suas esperanças irem por água a baixo com o Galo Adap 
 Cidade canção? Fala sério... 
Carioca sobre Maringá
 Eu só atravesso na faixa 
Pomba maringaense que, de tão forgada, esquece que pode voar... 
 Coitada, morreu... foi atravessar na faixa achando que o carro fosse parar... 
Outra pomba comentando a morte de amiga citada acima no trânsito de Maringá. 
 Paulista eh tudo viadooo 
Maringanense 
 Falas BRASILENHO?? 
Antonio Ismael, entrevistando motorista argentino 
 Tá compricada a situação 
Eduardo Santos, Maringá Urgente, canal 10. 
 Bob Sponja, seu cabecinha de guidão 
Eduardo Santos, Maringá Urgente, canal 10. 
 É ué!. 
Nativo de maringá 
 "Ah fí, só correno atráis! 
Nativo de Maringá sobre o que fez durante a semana 
 Que Árvore linda! Acho que vou derrubar! 
Prefeito Silvio sobre as árvores de Maringá 
 Uma maravilha, você não precisa nem parar no sinal vermelho! 
Caminhoneiros sobre Maringá 
 Faixa de pedestre? Eu paro... Em cima!! 
"Z" - Motorista sobre a educação no trânsito em Maringá 
 Esse ano eu só atropelei 2!!! 
"X" - motorista sobre a educação no trânsito de Maringá 
 A Jedi cathedral will no longer exist here... 
Darth Vader sobre a catedral
 Ê! maif vofês fão burrof, é fó um cone de trânvito gigantef 
Lula sobre a catedral
 Passa a carteira e o celular aí, perdeu perdeu perdeu! 
ex-polegar sobre o peladão
 É o segundo monumento mais alto da América do Sul! 
orgulhoso cidadão maringaense 
 Londrina? Sei onde fica ... fica no fim da Avenida Colombo, quando você ver o primeiro traveco é sinal que chegou! 
cidadão maringaense dando informação para um viajante 
 Tá dominado, Tá tudo dominado!. 
Flanelinha sobre as ruas de Maringá 
 É uma cilada, Bino! 
Pedro sobre Maringá 
 Se eu pudesse eu matava milllll !! 
Jeremias falando sobre as pombas-sniper 
 Na União Soviética é você quem caga nas pombas-sniper !! 
Reversal Russa sobre pombas-sniper 
 É Possível e nós vamos fazer!. 
Pinóchio na campanha eleitoral 
 Mãe, por que a vida é tão injusta??!! 
Garoto maringaense pergunta à mãe como Deus pode deixar alguém nascer em Londrina. 
 É um lugar que só existe porque não ponho o pé em merda!! 
Chuck Norris lembrando sua terrível experiência em Londrian e temendo repetí-la em Maringá... 
 Cidade linda! Cheia de opções! Uma maravilha!! 
Pinóquio sobre Maringá 
 O legal é que da catedral, a nóis podemos ver até Londrina, bicho! Olha as favelas lá!!! 
Morador João se assuta com a visão do inferno ao dar a entrevista. 
 Isssssssso é uma vergonha! 
Boris Casoy, ao chegar em Maringá 
 Catedral de Maringá, Supositório de Londrinense 
Nativo marigaense 
 Belo chapeu de bruxa! 
Peregrino, contemplando a catedral em um passeio turístico pela cidade no trenzinho do parque sem-ingá em Maringá 

Catedral de maringá: Inúmeros rumores dizem se tratar de uma ogiva nuclear, outros dizem ser o centro galáctico da religião Jedi, guardas de trânsito afirmam ser um cone de trânsito de Itu. Foi criada apenas para ver a fonte de inspiração dos habitantes, Londrina.
Catedral de maringá: Inúmeros rumores dizem se tratar de uma ogiva nuclear, outros dizem ser o centro galáctico da religião Jedi, guardas de trânsito afirmam ser um cone de trânsito de Itu. Foi criada apenas para ver a fonte de inspiração dos habitantes, Londrina.
pombo-sniper: após a diminuição do contingente de pombos na cidade, os sobreviventes estudam formas eficientes de tomar uma vez por toda a cidade
pombo-sniper: após a diminuição do contingente de pombos na cidade, os sobreviventes estudam formas eficientes de tomar uma vez por toda a cidade
praça do peladão: todos sabem se tratar de um ciborg em posição de guarda, criado pelo setor bélico de inteligência maringaense. Ele ergue os braços para o céu ameaçando todos os pombos que desejarem detruir a ordem na cidade
praça do peladão: todos sabem se tratar de um ciborg em posição de guarda, criado pelo setor bélico de inteligência maringaense. Ele ergue os braços para o céu ameaçando todos os pombos que desejarem detruir a ordem na cidade


Maringá é uma pequena, pitoresca e bucólica cidade militar estratégica localizada no norte do Paraná e que antes ficava no norte dos Estados Unidos do Sul antes da Guerra da Reconquista do Sul (de fato a primeira cidade dos EUS a ser reconquistada pelo Brasil) caracterizada quase que exclusivamente por sua eterna rixa com a Vila de Londrina e seu arsenal bélico ultra desenvolvido. Sua base militar chamada de TG (Tiro de Guerra) conta atualmente com 20 soldados fortemente armados com 20 fuzis da Guerra do Paraguai, que, por sua vez, são trazidos da rival Londrina uma vez por mês, pra que o esforço de guerra maringaense possa treinar tiro ao alvo. Rumores dizem que a catedral Sputnik-Apollo 11 da cidade é na verdade um míssil nuclear com efeito, de devastação universal.

Tabela de conteúdo

 [esconder]

[editar]História

O lugarzinho foi fundado pela empresa Companhia de Melhoramentos ou não do Norte do Paraná, em 1947, desmembrou-se de Mandaguari e até hoje pensa que pode... Dominada e financiada por imigrantes japoneses, italianos e alemães, e muitos portugueses burros, espanhóis (pois qq menor de 18 anos vai p/ espanha ser garçom), indígenas que vendem balaio na frente da [[Osmoze] e afro-descendentes, muitos afro-descendentes que movimentam o mercado das chapinhas progressivas.

Até 2004 era conhecida por ser a segunda cidade mais arborizada do mundo (atrás apenas da Floresta Amazônica), atualmente ainda conta com três florestas dentro da perímetro urbano as quais são famosas por abrigar macacos mercenários e sagüis assassinos saqueadores de alimentos. Porém em 2004 foi eleito o novo Dono do Feudo, que também era proprietário de uma famosa fábrica de motosserras, e a partir daí a cidade conheceu índices de devastação conhecidos somente na Amazônia é também Inimigo pública número 1 do Greenpeace, e odiado pela WWF. Mas mesmo assim ainda ocorre um problema muito sério causado pela pequena arborização ainda existente, são as conhecidas pombas-sniper às quais a prefeitura, em uma manobra desesperada de tentar controlá-las, mandou exterminar mais de 500 milhões de pombas no último ano, criando o maior campo de concentração da história das pombas.

As pombas-sniper que conseguiram sobreviver hoje foram responsáveis pela extinção de muambeiros (o ultimo refúgio deles aqui) e camelôs da Rodoviária Velha e aterrorizam a população urbana praticando assassinatos em massa em qualquer coisa que se mexa embaixo dos fios de luz e das árvores. São alimentadas desde pequenas por sobras de cachorro quente proveniente do tiozinho da Raposo Tavares. Suas penas são banhadas a resto de gordura de cachorrão para melhorar a performance nos combates.

Seu grau de inteligência é imenso, sendo que até atravessam a rua na faixa (e também por isso é grande o número de óbitos). Na próxima fase de evolução estão pensando em parar de voar, pois andar e rodear os famintos consumidores de lanche é mais fácil que carregar duas asas pesadas. Na surdina em seus cálculos maquiavélicos estimam que em 5 anos serão a raça domimante na cidade. Hoje a Rodoviária Velha esta interditada pelas pombas e é o seu QP (quartel-pombal).

No corrente ano de 2008, Maringá passa pela era da Pseudo-Guerra-Fria-Na-Verdade-Morna, onde os dois pólos são a Prefeitura Municipal e o Medo da Não-reeleição do Prefeito, ou MDNRDP. Até por isso foi criado um novo órgão no Paço, a Secretaria de Imprensa e Propaganda, ou SIP que tem a função de criar estratégias de propaganda oficial para suprimir o MDNRDP.

A estratégia que mais vem sendo utilizada é a das constante inaugurações de obras que já estavam ou que ainda não estão prontas. Já se contabilizam mais de 6,02.10²³ inaugurações até o prensente dia, o que tem melhorado a auto-estima dos maringaenses e enchido as caixas-postais dos moradores do centro da cidade de panfletos da prefeitura. O saldo de mortes por enquanto é zero, mas não foi encontrado nenhum sobrevivente.

O MDNRDP já convocou um novo general para comandar as brigadas, o zagueiro do Java Várzea Football Club, Vênio Erri. Há quem diga porém que tudo não passa de um ensaio pra nova peça de teatro do prefeito, onde ele fará um papel correlato à JK, e realizará 50 inauguração em 5 obras.

Vale lembrar que depois de Toquio e do Bairro Liberdade em São Paulo, a Cidade canção é o local da Terra que mais concentra japas sendo que todos eles são viciados em seus animes/ mangás pornográficos que ganharam de um tio sacana que foi trabalhar no Japão!

[editar]Maringá e a youtube Internet

Com o surgimento da Internet, logo após a TVCabo Maringá, os adolescentes finalmente tinham alguma coisa para fazer além de alugarem filmes e irem ao Shopping Avenida, pois no Aspen nao era possível porque segundo a profecia da Mãe Diná o shopping ia cair.

Havia o canal #maringá, e também o canal #acmecity, das pessoas chatas da Netsix, que depois se mudaram da cidade.

A Wnet, que resistiu a todas as pessoas que roubavam senhas e usavam as dos amigos, passou a ser o server mais visitado, além é claro dos ircontros de domingo no McDonalds onde o gerente chegava a pedir para sairem, pois ninguém consumia nada.

Tudo isso mudou com a chegada do crack à cidade, pois os adolescentes largaram o irc para consumirem esse outro vício.

[editar]Futuro incerto

Este artigo ou seção de artigo trata do futuro. Tudo que for escrito a partir daqui foi baseado nas premonições do Mestre Yoda.  
Clique aqui para ver mais premonições do Mestre.

Segundo as previsões do profeta e vidente maringaense Juscelino, o ano de 2008 será muito complicado para Maringá, pois, após um período de relativa paz e tranqüilidade vividos sob alguns anos de dominação das pombas-sniper, eis que o Feudo de Maringá começará a se preocupar com outra invasão nada amistosa, a dos flanelinhas que chegaram de repente e tomaram conta das ruas, dominando boa parte do centro na base da conversa do "1 Real, tio, pode cuidar?".

Inflacionando o comércio de pontos de estacionamento, expulsando as pombas de seu habitat no entorno da rodoviária e incomodando severamente os líderes da penosas engorduradas, as reais donas do pedaço.

A população da cidade teme um confronto armado jamais visto entre o pelotão de artilharia das pombas e os flanelinhas, armados até os dentes com seus preguinhos de riscar carros. A guerra, segundo Juscelino, acontecerá na antiga rodô, ponto de disputa entre as putas, pombas, flanelinhas, moto táxis, traficantes, prostitutas e pastores evangélicos.

Mas, ao contrário da população que está preocupada, o governo municipal, que deveria se preparar para o eminente desastre, comemora o confronto no local, já que enfim algo derrubará a velha rodô justificando todos os seus laudos.

A proliferação de flanelinhas se deu graças ao exorbitante números de carros novos financiados. A probabilidade até o final de 2008 é de 15 carros para cada habitante.

O profeta diz também, que donos de carrinhos de cachorrão entrarão no páreo nesta batalha, uma vez vez que eles tem a missão de conquistar 7 bairros até o fim de 2010 e acabar com todas os Palhaços de Sinaleiro (estes aramados com super-malabares hipnotizadores).

[editar]Economia

A economia da cidade gira em torno de uma "cooperativa" fundada por Fernandinho Beira-Mar que se chama COCA-MAR (fusão do principal produto com o nome do presidente), da lavoura cafeeira das mãos dos que suavam na colheita para mãos que gastavam na zona (por isso a cidade é dividida em zonas) e dos bêbados que montaram inúmeros botecos por toda a cidade (para se ter uma noção, Maringá é a unica cidade do mundo que uma quadra é determinada por quatro botecos e a Câmara de Vereadores aprovou e sancionou uma lei em que é obrigatório ter um bar a cada ângulo de 90 graus).

O comércio local é alimentado pelos playboys vindos de todo o país, pagando aluguéis absurdos nas 9552154645868 puteiros repúblicas das mais variadas zonas, para freqüentaremestudarem na UEM.

Inúmeras iguarias fortalecem a economia local como o Cachorrão do Negão, Cachorrão do Leonel, Cachorrão do Au-Au nas Lojas Americanas, Cachorrão do HM, o cachorrão do BIG DOG,Ki-Gostoso, Cachorrão Glória do Chico Neto, o Cachorrão do Baiano, o cachorrão do Banzé, Batuta Lanches o Cachorrão do Tio Carlos (esse é alternativo) e claro o KIKÃO Lanches.

O cachorrão é não só a base, mas a única fonte de alimentação da população.Os grãos, cereais e outros alimentos provenientes do plantio foram extintos (as pombas comeram antes de dominar a cidade).

Apesar da hiper inflação, só é permitido o abastecimento de alimentos referentes aos cachorrões (que sobem cerca de R$0,20 por semana), pois assim o enorme contingente de pombas-sniper podem continuar sendo alimentadas, já que o conservante das salsichas as deixam com quatro vezes mais resistência e oito vezes mais vigor físico, aumentando assim em dezesseis vezes a média de vida destes guerrilheiros-anais, ou seja, agora eles vivem trinta e dois dias.

Há também um carro, um dentista, um flanelinha, um escritório de contabilidade, quinze escritórios de advocacia, um salão de beleza, uma farmácia, um boteco, uma videolocadora umaigreja e 46 pombas para cada habitante, fortalecendo a demanda das pessoas por diversos tipos de serviços seja ela hipocondríaca, bêbada, banguela, vaidosa, religiosa, desocupada, amante dos pombos e da natureza ou apenas com problemas na declaração do IR.

A indústria de Maringá descata-se no cenário nacional por concentrar as maiores fábricas de diplomas do Sul do país, sendo as mais produtivas: CESUMARUniandradeUNINGÁ,FACULDADES NOBELUNIFAMMAFACULDADES MARINGÁFACULDADE CIDADE VERDE entre outras.

[editar]Universidade Estadual de Mandaguari, Mandijuba, Marialva, Manguaça, Maringá

Maringá é um lugar onde existe uma faculdade particular cara para cada aluno que sempre estudou na rede pública e não pode pagar faculdade particular. Graças a UEM, todos que terminam o terceirão precisam apelar para bolsas, FIES e PROUNI pois:

Por lei, 90% das vagas da UEM são reservadas a paulistas incapazes de passar na FUVEST. 2% para mato-grossenses, 1% para gaúchos e catarinos, 1% para o resto do Brasil.

UEM é uma pequena e cercada por 1294 butecos universidade com fins lucrativos que promove concursos vestibulares sempre quando as vendas de bebidas alcoólicas estão em baixa na cidade, assim (só) ela consegue reunir jovens playboys de todas as partes do mundo, ela não consegue reunir somente os colonos, pois são pobres que sempre ficam em casa por causa da ressaca.

Nela existem cerca de 45 cursos, dentre os mais interessantes são os de Agronomia e Zootecnia, pois fazem muitas festas (de segunda a sábado), e seus alunos sempre são filhosidiotas de fazendeiros ricos de outras partes do mundo (Se quiser dar um bom golpe do baú, durma em alguma dos milhares de repúblicas que ficam por perto, na Zona 7, a maior zona da cidade).

Os outros cursos são mais rigorosos, nunca fazem festas e nunca tem aulas. A única explicação para a falta de aulas é que após cupins devorarem metade da universidade, eles devoraram duas alunas, atravessaram a Av. Colombo e foram devorar o Clube de Xadrez do Chico Neto e parte das salas de informática do SESC, que aliás mais parecem um museu da história da informática. A partir daí o campus passou a desmoronar e ser assombrado.

[editar]Estatísticas sobre a UEM

  1. 95% dos estudantes nasceram do outro lado do Paranapanema, em alguma cidade com nome esquisito perto de Presidente Prudente.
  2. 98% dos estudantes são imigrantes playboys e filhinhos de papai que podem pagar faculdade.
  3. 99,9% dos estudantes não assistem aula, preferem perfumar a universidade com cheiro de cannabis.
  4. 1% das vagas são destinadas ao sistema de cotas para negros, índios, emos, deficientes, gordos, cabeludos, ex-celebridades e etc.
  5. 1% restante é a margem de erro para mais ou para menos.
  6. 5% são estudantes semi-analfabetos da CESUMAR que não sabem fazer conta. (Se é sobre a UEM, que isso tem a ver?)
  7. 50% dos professores acham que é Deus.
  8. Os outros 50 % têm certeza que é Deus.
  9. 20% dos professores se recusa a dar aulas nas sextas à noite.
  10. Os outros 80% simplesmente se recusam a dar aulas.

Isso mesmo, se você é pobre e quer fazer o 3º grau, procure qualquer outro lugar, menos a UEM, pois quando abrem o cu as inscrições para o vestibular (90 reais por cabeça), todas já estão preenchidas por estudantes de outros estados (com exceção do Paraná) e países.

[editar]Demografia

Maringá é uma cidade cuja população é formada basicamente por 2 grupos étnicos, os paranaenses e os não-paranaenses (curitibanospaulistasmineirosbaianosgaúchos, catarinos, japas, alemãesitalianosespanhóis e portugueses), portanto todos têm a mesma cara.

O povo caracteriza-se pela sua beleza e extravagância.

Como Maringá é uma cidade rural e de alto poder aquisitivo, todos tem seu naco de terra, com isso estão dentre os costumes mais primitivos da aldeia curtir um som acima de 200 decibéis em seus carros e ficar pagando de gostoso pelas ruas da cidade, que tem segundo uma pesquisa de pesquisadores que não fazem nada mais a vida alem de pesquisar coisa inuteis, em fim vamos ao ponto, tem para cada 10 moradores, 1 baitolaman, 5 mulheres e 4 homens, ou seja elevado nivel de mulheres por habitante.

O ponto preferido para tal celebração da expressão é a famosa avenida tiradentes, também conhecido como avenida Tiradentes ou Praça da catedral. Outro costume enraizado na alma desse povo é curtir o melhor do sertanejo universitário.

Moradores de Maringá sentados nas escadarias da praça.
Moradores de Maringá sentados nas escadarias da praça.

Em 1999 este simpático e tradicional padrão de vida começa a ruir, graças a revista VEJA, que publicou matéria dizendo que Maringá era uma das 10 melhores cidades para se morar, com toda a propaganda alardeada e a atração de pobres vítimas enganadas pela midia, a situação se inverteu e o feudo se tornou rapidamente um dos 3 piores para se morar. Com o exôdo, paulistas , cariocas e gaúchos tomaram conta da cidade, (fora o exôdo rural, pois deve ser a única cidade que tem night club, danceterias que tocam musica sertaneja).

A cidade ficou inchada de paulistas e cariocas, que se acham os mais malandros e mais lindos do mundo, e junto trouxeram algumas alegrias pra cidade, como: Funk (carioca) e as amebas do Tchê Garotos (como poderíamos ter sobrevivido sem essa cacofonia - não sabe o que é, põe no google).

A cidade até a reportagem da VEJA era famosa pela sua gente bonita e trânsito pacato. O trânsito ficou maravilhoso, pois juntou os invasores com o bucolismo local, um bando de cornos correndo que nem loco no meio de ex-pilotos de carroça, substituidas suas potentes F250 super hiper turbinadas ou com seus passat 77 turbinados( o turbo é mais caro que o carro).

Ficou uma beleza, e para ajudar colocaram um secretário de transportes inteligentíssimo com nome de automóvel esportivo antigo, que colocou 10 faixas de pedrestes por quadra, obrigando o motorista a parar entre um semáforo e outro.

Depois que os paulistas chegaram aqui, tem até ladrão reclamando da violência na cidade e pedindo justiça.

[editar]Pontos Turísticos

1. O CLUBE DO VOVÔ!! em nenhum outro lugar do planeta você vera tanta pirua sem meia calça com batom vermelho como nesse clube de "dança"

2. O Parque do ingá! Além do seu lago servir para despejo de residios dos cachorrões e fábricas de ingredientes para cachorrão ele é o lar dos hippies que constantemente chegam a maringá. Além de poderem ver o esgoto da cidade o visitante do parque pode desfrutar das plantas de canabis que foram espalhadas por Hippies dos mais diversos lugares do mundo, ou seja, fumo das mais variadas qualidades, e o melhor de tudo: é de gratis.

3.Estancia Gaucha ! É uma base militar dançante frequentada por adptos de cultuar as danças folclóricas da america do norte do sul situada na polinésia africana ( que foi colonizada por gauchos machos e americanos como bush e michal phelps). Essas danças chamas countrys ( cidades na lingua local) atraem varis especimes de todo canto da cidade de maringa...inclusive sua pooulação militar russa amerindia...

4.Casa Gaucha... Grande comercio sirio-libanes comando pélo sargento spit-fier ( pinga fogo) para aquisição de suprimentos e materiais bélicos e de chinil. Pode chegar e comprar...caps,jaquetas de motoqueiro em corvil preto e abatas de senhoras turca-arabica arial narrow..apesar deste nome ter ligaçoes subterraneas com a base dançante estancia gaucha,nada tem a ver com a musica maria do ingá.

[editar]Entretenimento

  • Av. Tiradentes: Uma avenida onde ricos, pobres, fakes-ricos e pseudo-meliantes passam os feriados, sábados e domingos sentados, fazendo malabarismos com suas motos, carros e jet-skis atrasando e atrapalhando o trânsito de quem tem alguma coisa para fazer.
  • Parque Do Ingá, Uma grande area de mata no centro da cidade usada para consumo de drogas entre jovens.
  • Jogar baralho na praça da Pernambucanas.
  • Atlântico, Estância Gaúcha e Carinhoso: Asilo com música.
  • Aquaticus Bar: Buteco com cara de bordel desenvolvido para senhores singles da cidade. Concentra grande quantidade de lésbicas e encalhados depois dos 30.
  • Car Wash Choperia: Local onde você lava seu carro com chop. Altamente freqüentado pelos gerentes de banco solteiros e demais empresários que não fazem sexo.
  • Nite Club: Parte do complexo Car Wash Choperia, famosa por seus bailes Funk (agradeça aos cariocas), a ultima reforma do recinto data de 2008 a.C. também é frequentada por senhores singles da cidade e por pseudo playboys.
  • Cupinmania Choperia: Local reservado a festas de casamento. Pagamentos em 48x no cartão.
  • DOT/Kalahari/Diabo a 4: Boca de fumo, é fechada a cada 2 semanas devido a venda de produtos ilícitos.
  • Ozone: Unico clube maringaense, genuinamente sarandiense, um local de alto nivel, elevado padrao, um dos ultimos grandes eventes realizados foi a noite do quadrado, onde a entrada - bem seletiva por sinal - custava R$ 1,99. Acredita-sa que num futuro proximo sera um clube de referencia no mundo todo, pela organizacao, higiene e numero de assassinatos.
  • Disco: O único clube da região noroeste do Paraná onde garotas que chegarem sem calcinha e garotos com arma branca não pagam a entrada!
  • Estância Gaúcha: Asilo com música. Motel nos fundos.
  • Estravaganza: Boate GLS
  • Juscelino: Meretricio e agência de garotas e garotos de programa. Todos bem alimentados, vestidos e educados. Pacote de orgias a combinar.
  • Velvet: Point de adolescentes menores de 17 anos, emos, patricinhas, fãs de RBD e Malhação. Não recomendado p/ pessoas altas, gordas e com mais de 17 anos. Possuiu uma pista de dança com 2m².
  • PUB: Outro point adolescente, frequentado por Indies punks, grunges, Indies, pagodes, Indies, Bis, patricinhas e indies quando toca raulzito.
  • Tribo's Bar: Altamente frequentado muitas vezes(quando ta aberto) por muitos pseudo-metaleiros tr00s, metaleiros, góticos, metaleiros, filósofos de bar, cabeludos, trashs, cabeludos, METALEIROS! \,,/ com peitas(t-shirt) das bandas preferidas de METAL!!! E artistas que reclamam muito como sobre o capitalismo é mau, e a população não entende e só eles tem opinão própria e ninguém entende, que seu visual ruim é livre de qualquer modinha e você é que está cego pela mídia e você não entende, e o mundo capitalista é injusto e você está cego e não entende e mesmo assim eles gastam horrores com equipamentos de palco e ingressos para o show do Iron Maiden. Conhecido como 'TREVAS', pois se não abre, não tem ninguém, assim as luzes ficam apagadas.

Shogun Livraria: Um ambiente gostoso e descontraído, numa loja que não para de crescer, onde você poderá ler mangás, gibis, revistas, ler mangás, gibis, ver animes, ler mangás, jogar Magic, ler mangas, animes, e mangás. As pessoas que podem ser encontradas lá são: Nerds, otakus, metaleiros, nerds, otakus, metaleiros, vagabundos, desempregados, otakus, nerds, vagabundos, os donos, otakus, nerds, japoneses, vagabundos e de vez em quando, pessoas que compram alguma coisa. Tudo isso junto no seus incríveis 15m², aonde você encontra um sofá, televisão, camisa, estantes com mangás, nerds, otakus, estante com gibis, nerds, otakus, uma geladeira de refrigerante, nerds, otakus e bonequinhos do Naruto originais do Paraguai.

[editar]Dicionário Maringaense

  1. Maringaense ao atender o telefone não diz 'alô', diz 'quem'????
  2. Maringaense não senta no vaso sanitário, senta na patente.
  3. Maringaense não pega ônibus, pega 'cicular'.
  4. Maringaense não fica atarefado, fica apurado.
  5. Maringaense não Cospe no chão, ele Gospe.
  6. Maringaense não pisa na pôça d'água, ele pisa na póça.
  7. Maringaense não usa short, ele usa chórtis.
  8. Maringaense não "anda à pé", ele anda "de à pé" ou vai "de pé 2"
  9. Maringaense tem o costume de começar uma frase com: "Viu".
  10. Maringaense quando se surpreende diz "Acha".
  11. Maringaense não vende terreno, vende data.
  12. Maringaense não constrói duplex, constrói sobrado.
  13. Maringaense não constrói área de serviço, constrói edícula.
  14. Maringaense acha que todo mundo que nasce no Sudeste é Nordestino.
  15. Maringaense Não faz contorno, vai no "redondo".
  16. Maringaense Não tem cemaforo tem "cinaleiro".
  17. Maringaense Não conhece a lombada conhece o "Quebra-mola".
  18. Maringaense Não conhece radar conhece o "Pardal"
  19. Maringaense tem inveja do sotaque do William Bonner e da Fátima Bernardes,mas continua falando "carrrne, porrrta,etc."
  20. Em qualquer lugar do Brasil, vira-se à direita ou à esquerda, maringaense vira às direita ou às esquerda.
  21. Maringaense no trânsito, não pode virar à esquerda ou, "às esquerda".
  22. Maringaense não adquire um terreno, ele compra uma "data". (Data???? AH! Fala sério!!!!)


[editar]VOCÊ É UM VERDADEIRO MARINGAENSE SE Entendeu ¾ desse texto.

  • É 'pé vermelho', ama de paixão a sua cidade e acha que a qualidade de vida reina aqui.
  • É fã do pastel da Feira do Produtor.
  • Vai à Expoingá mesmo sabendo que não há nada de atraente por lá.
  • Já perdeu a paciência de ler "O Diário" (ordinário) porque nunca tem uma reportagem inteligente, muito menos uma entrevista interessante ou com pessoas realmente famosas naquela coluna anti-social e que vai demorar anos-luz para ele ser comparado a um dos melhores jornais do Paraná.
  • Vai ao Festival Nipobrasileiro e volta reclamando da fumaça da praça de alimentação, de um bando de adolescentes chatos pisando no seu pé, de vários cantores desafinados cantando em japonês e de ver tanta gente parecida num único evento no ano!
  • Sabe que jogar boliche é uma das diversões mais baratinhas para a criançada.
  • Se irrita com a prepotência do Cesumar. Fica indignado que a colação de grau conjunta e realizada no Parque de exposições!
  • Sente até um calafrio quando algum amigo o convida para ir o assistir receber o diploma.
  • Já foi a pelo menos a um evento no Moinho Vermelho, porque dizem ser um dos buffets mais concorridos da terrinha (aiaiaiaia...).
  • Malha numa academia que faz parte do "NUSA".
  • Fica feliz com as vitórias do Galo Maringá.
  • Torce para que no próximo ano alguma peça teatral bem interessante caia de pára-quedas no teatro Calil Haddad.
  • Sabe que um único show é suficiente para encontrar toda a população.
  • Odeia os dois últimos sábados do mês que o comércio não abre.
  • Fica indignado com os engarrafamentos do final de ano.
  • Fica mais indignado ainda com a quantidade de sinais que há nas ruas.
  • Já passeou de jardineira pela cidade. Sonha com a construção de um mega shopping na cidade. * Conhece alguém que já teve dengue.
  • No inverno você sente muito frio na orelha, mas morre de vergonha de usar um gorro.
  • Já almoçou no restaurante "Porco no tacho".
  • Adora as pamonhas do César.
  • Sabe que a melhor costela da cidade está no Cupim Mania.
  • Sabe que a melhor comida árabe está no Monte Líbano.
  • Sabe que a melhor pizza está no Al Papone.
  • Nunca consegue comer apenas um pastel do Roberto.
  • Ama os sorvetes da Espucreme.
  • Não entende porque o Mc Donald's não está no Avenida center.
  • Considera o Big um hipermercado super caro mas vive indo lá.
  • Já tirou uma foto de cima para baixo do cone da catedral.
  • Tem vontade de subir as centenas de degraus da torre da Catedral, mas, morre de preguiça.
  • Visita a casinha do Papai Noel todo ano porque as crianças insistem muito.
  • Fica se perguntando "Onde vou enterrar o meu bichinho de estimação”? Pois a cidade não conta com nenhum cemitério de animais domésticos.
  • Compra enxoval de cama, mesa e banho na Pernambucas.
  • Acha legal a cidade ter tantos 'Sebos culturais' para incentivar o ato de ler.
  • Acha que já passou da hora das Lojas Americanas passar por uma reforma.
  • Sente saudades do programa "Pooorta abertaaaaaa" - só pra ver a peruca do Antônio Ismael e o batom vermelho totalmente off da Sílvia Letícia.
  • Já se esbaldou de tanto comprar no shopping de calçados.
  • Acha que o Parque do Ingá está bastante decadente, mas ainda é um ótimo lugar para admirar a natureza.
  • Conhece alguém que já perdeu foi atacado pelos macacos do Bosque 2.
  • Já fez piquenique na praça da Catedral.
  • Fica se pergunta "O que é que a família Barros tem de especial" pra seduzir o cidadão e permanecer tantos anos no poder.
  • Fica com a sensação de ter sido assaltado depois de abastecer o veículo em algum posto da cidade.

[editar]Personagens históricos de Maringá

  • Loquinha do Apito
  • Bodão, guardador de carros irmão da louquinha do Apito. Foi dado como morto e acordou no exato monento em que ia começar sua autopisia.
  • Hippies da avenida São Paulo
  • Legião de manos andando de barrosa
  • Natureza, mais um hippie sujo que perambulava as ruas dos botecos da UEM
  • Tia Chorona do Guardanapinho ("Compra um guarnadapiiiiiiiiiiiinho de mim")
  • Ceguinha Gorda do Terminal (é de parar o trânsito)
  • Loquinha da UEM (encontrada geralmente na cantina central usando uniforme da Ed. Física)
  • Japonês do Aeroporto (Reza a lenda que o médico disse a ele que se um dia parasse de caminhar ele morreria)
  • Jones Dark
  • Albina, mulher do Ceguinho que toca cavaquinho na feira
  • Desocupados do Cine Horizonte
  • Menino do Tapete
  • Boneco Benedito
  • Assendino Santana
  • Silvia Leticia
  • Pinga Fogo
  • D. Florinda (Tia Maria) há mais de 60 anos trabalhando no serviço de entretenimento adulto em frente as Pernambucanas (reza a lenda que ela foi a gaçonete da santa ceia...)
  • Ciganas da Rodoviária Velha ("E aí, gostosão/gostosona! Vem aqui pra eu ler a tua mão!")
  • Assaltantes de outros estados que pedem informações ("Ôxente meeeuuuu, vem me ensinar onde é a catedral aííí!!" - 5 minutos depois - "Já é Pe(r)deu, malandro! Pe(r)deu prayboy!")
  • Mendigos do Banco do Brasil
  • Carlão, o rei dos mendigos que habitava a Zona 02 na década de 80 e meados de 90, e sempre estava em TODAS as missas da Catedral
  • Palhaço do Pirulito
  • João Cioffi
  • Tia que fica sentada perto do estacionamento do Banco do Brasil, na R. Santos Dumont, e grita: "Dáááááááá uma ajuuuuuuuuudaaaa?"
  • Zé Galinha (garoto propaganda e quase vereador)
  • Trupe de flautistas peruanos
  • Argentino do telescópio (sazonal)
  • Palhaço Lero-Lero
  • Antonio Ismael
  • Malabaris Chico Anisio, o mendigo
  • Gabi o alternatívo: o peterpan da turma do pirulito. trocou ciencias sociais na uem por moda no cesumar.
  • Tiozinho da vassoura (todo dia passa gritando: olha a bassoura, rodinho, báássoura)
  • Tiozinho japonês que vende dobraduras dizendo: "Paaaiêêê-compra-pra-miiim-paiêêê!"
  • Equipe da RONE, que após adotar as táticas do BOPE, fez a 1a. GGG - Grande Geral no Grevas - em dezembro de 2007, dando geral em mais de 30 maconheiros de uma vez só.
  • Joba, o Boneco de Olinda durante campanhas eleitorais.
  • Tio do Churros, na esquina da Lojas Americanas (Depois das 10h da noite ele da umas pescadas nervosas).
  • Veraldo, o cara barbudo que fica fazendo joinha no cruzamento da Paraná com a Santos Dumont
  • Rosalino, o nego rosa, lenda viva da música maringaense
  • Tiozinho de óculos escuros e jaqueta de couro que entrega panfleto dos amortecedores nos sinaleiros da Colombo e que a noite cuida de carros com outro uniforme na frente do Aspen;
  • Japonês do cabelo até o pé! Maior comunidade do orkut maringaense
  • Valdemar, perambula por perto do cesumar, frequentemente no bar do pardal...
  • O Grande, mora na universidade das 18 ás 6h. este se encontra nas proximidades do Revolução do Trafico.
  • Os chineses que vendem tênis falsificados pelas ruas da cidade
  • Didi, mendigo doidão que perambula pela cerro azul sempre com uma sacolinha de carne nas costas.(Peça pra ele mostrar o documento que ele tira o **** pra fora em plena avenida)
  • O Agui, a lenda da UEM, ja andou pelado e tudo, pura poesia.
  • O seu Vando, senhor de 90 anos que estuda no quarto ano de história na UEM.
  • Dona das frutas, compra frutas no Camilo e sai vendendo na hora do almoço no centro dizendo que é do quintal dela (*detalhe: nem troca a sacolinha do mercado!)
  • Chorona, chora pra pedir dinheiro pra comprar um remédio que já deve estar vencido há anos, e nem lágrima derrama (*ve você de longe e começa a chorar)
  • O Negão, o kra que vende dogão na praça da car wash, conhecido por fazer um espetacular X-unha com ou sem pÊlos (totalmente higiênico)
  • Seu Peruca, mais conhecido na avenida Mandacarú o kra sempre mexe cum os adolecentes e vive com uma percuca caramelo ou grisalha
  • Conj. Itaparica mais conhecido como crackolândia, um bairro onde as pessoas dedicam 98% do seu tempo para fazer fofoca da vida dos outros.
  • Conj. Requião, concentra 94% de Manos e Piriguetes de toda a cidade.(os outros 6% esta no Champagnat e Itaparica)