05 outubro 2008

Data de terras

A primeira lembrança das esquisitices locais da qual me recordo se deu quando minha esposa me mostrou um terreno e me falou sobre uma "data".

Eu, como bom paulistano, disse a ela o dia (do mês e da semana, craro).

Ela riu e me explicou que aqui "terreno" se chamava "data". Tentei achar mil teorias para entender, sendo que, há pouco tempo atrás, minha digníssima elaborou uma tese fantástica sobre o fenômeno linguístico em questão, matando a charada, smj... Vamos lá:

Quando a CIANORTE, empresa inglesa, iniciou a colonização, trouxe profissionais estrangeiros para fazer os trabalhos de agrimensura, necessários à individuação dos lotes de terras. Eram usadas fichas nas quais o agrimensor anotava os dados relativos a cada lote, indicando a quadra, número e demais dados (latitude, longitude, metragens, divisas, confrontações). Em inglês, "dados" é "data", daí, provavelmente, que surgiu a expressão "data de terras", referindo-se, na verdade, aos dados do terreno, tal como anotados pelo agrimensor INGLÊS...

É a melhor explicação que eu encontrei a respeito. Pode não ser verdadeira, mas é lógica...


Mais uma vez, minha querida e amada senhora, muito obrigado...

2 Comments:

At 05 setembro, 2010 13:03, Anonymous Anônimo said...

Infelizmente essa não é a explicação, embora seja coerente. A expressão "datas de terra" significa que a terra foi "doada" (com condições) e vem de Portugal, provavelmente é uma corruptela de "dadas de terra".

 
At 17 agosto, 2017 22:11, Blogger João Luiz said...

E alguém tem mais alguma explicação? De qualquer forma eu gostei das duas

 

Postar um comentário

<< Home