06 novembro 2007

ICQ 466-132-968

Por que prefiro o ICQ ao MSN...

E lá alguém lê os "termos e condições de contrato" de algum software?

Bem, eu inventei de dar uma lida. E a coisa assusta...

A Microsoft pode acessar livremente o micro de cada um que tenha o MSN para "verificações", por exemplo. Com consentimento teu que tem o MSN... Afinal, vc não "leu e concordou com os termos de serviço"? Claro, sem clicar na caixinha, vc não consegue instalar o bicho... hehehe... Mas essa é outra história...

Pelo que entendi, o MSN é grátis "enquanto durar o período de avaliação" (que não é dito de quanto tempo é, por sinal). Depois, $$$ pro Gates...

Abaixo seguem alguns trechos do tal contrato, bem como da "declaração online de privacidade da Microsoft"... Dei uma grifada em alguns trechos, só pra gerar polêmica... rs... Mas tá tudo lá:

Declaração de Privacidade online da Microsoft
(Em http://privacy.microsoft.com/pt-br/fullnotice.aspx)

Uso de suas informações pessoais
A Microsoft coleta e usa suas informações pessoais para operar e aperfeiçoar seus sites e fornecer os serviços ou executar as transações que você solicitou. Esse uso pode se destinar a: fornecer um atendimento mais eficaz; facilitar o uso de sites ou serviços, ao eliminar a necessidade de você inserir repetidamente as mesmas informações; executar pesquisas e análises voltadas para o aperfeiçoamento de nossos produtos, serviços e tecnologias; exibir conteúdo e anúncios personalizados de acordo com seus interesses e suas preferências.

Também usamos suas informações pessoais para nos comunicarmos com você. Podemos enviar determinadas comunicações essenciais de serviços, como cartas de boas-vindas, lembretes de cobrança, informações sobre questões técnicas e comunicados sobre segurança. Alguns serviços da Microsoft, como o MSN Hotmail, talvez enviem aos membros cartas periódicas que são consideradas parte do serviço. Ocasionalmente, também podemos enviar pesquisas sobre produtos ou correspondência promocional, para informar sobre outros produtos ou serviços disponibilizados pela Microsoft e por suas afiliadas.

As informações pessoais coletadas em sites e serviços da Microsoft podem ser armazenadas e processadas nos Estados Unidos ou em qualquer outro país no qual a Microsoft ou suas afiliadas, subsidiárias ou agentes mantenham instalações, e, ao usar um site ou serviço da Microsoft, você concorda com qualquer uma dessas transferências de informações para fora de seu país. A Microsoft obedece aos princípios de "safe harbor" definidos pelo Departamento de Comércio dos EUA no que diz respeito à coleta, ao uso e à retenção de dados da União Européia.

Compartilhamento de suas informações pessoais
(...)
Poderemos acessar e/ou divulgar suas informações pessoais se acreditarmos que isso é necessário para: (a) cumprir a lei ou um processo legal de interesse da Microsoft; (b) proteger e defender os direitos de propriedade da Microsoft (inclusive o cumprimento de nossos contratos); ou (c) agir em situações de urgência para proteger a segurança pessoal de usuários de serviços da Microsoft ou do público em geral.


E NO CONTRATO DE SERVIÇO DA MICROSOFT PARA O MSN LIVE:
(Em "Ajuda do Windows Live": http://help.live.com/help.aspx?project=tou&mkt=pt-br)


(...)
9. Privacidade.
Para operar e fornecer o serviço, coletamos algumas informações a seu respeito. Usamos e protegemos tais informações conforme descrito na http://privacy.microsoft.com.

Especificamente, podemos acessar ou divulgar informações sobre você, incluindo o conteúdo de suas comunicações, se julgarmos necessário para: (a) cumprir a lei ou responder a petições legais ou processos jurídicos; (b) proteger os direitos ou a propriedade da Microsoft ou de nossos clientes, incluindo a imposição de nossos contratos ou diretivas que regem o seu uso do serviço; ou (c) agir de boa fé na convicção de que esse acesso ou divulgação seja necessário para proteger a segurança pessoal do público ou dos funcionários e clientes da Microsoft.

Podemos utilizar a tecnologia ou outros meios para proteger o serviço, nossos clientes ou para impedir que você continue violando este contrato. Tais meios podem incluir, por exemplo, um filtro para impedir spam ou aumentar a segurança. Esses meios podem atrapalhar ou interromper o uso do serviço.

A fim de fornecer o serviço a você, podemos coletar determinadas informações sobre o desempenho do serviço, do seu computador e do uso do serviço. Podemos efetuar upload dessas informações automaticamente do seu computador. Você não será identificado pessoalmente com esses dados. Você pode obter informações mais detalhadas sobre a coleta de informações na política de privacidade em http://privacy.microsoft.com.
(...)

12. Windows Live OneCare.
Os termos adicionais a seguir se aplicam ao serviço Windows Live OneCare (incluindo software fornecido como parte do serviço) e a quaisquer outros serviços oferecidos juntamente com o Windows Live OneCare. Talvez haja uma solicitação para que você aceite os termos adicionais do contrato que rege a instalação e o uso de outros softwares ou serviços oferecidos como parte do Windows Live OneCare. Se algum termo deste contrato estiver em conflito com qualquer outro contrato quanto ao uso de outros softwares ou serviços oferecidos com o Windows Live OneCare, prevalecerão os termos deste contrato.

a. Windows Live ID. Você deverá obter um Windows Live ID para inscrever-se no serviço. Para obter informações adicionais, consulte Obtenha o seu Windows Live ID.

b. Concessão de licença.

i. Inscrição paga. Se você tiver adquirido uma inscrição do serviço Windows Live OneCare, concederemos, para cada inscrição adquirida, direito não-exclusivo, intransferível e intransmissível para instalar e usar o software durante o Prazo da Inscrição em até três PCs sob sua propriedade ou controle, usando o mesmo Windows Live ID usado na instalação do Windows Live OneCare no primeiro PC.

ii. Uso da avaliação. Se você for usuário de versão de avaliação, concedemos a você direito não-exclusivo, intransferível e intransmissível para baixar, instalar e usar uma cópia do software em um PC durante o seu Período de Avaliação. No fim do período de avaliação, sua licença expirará automaticamente, a menos que você adquira uma inscrição paga.

Se você não adquirir uma inscrição ou cancelar ou deixar de renovar sua inscrição paga, estará concordando em excluir inteiramente todas as cópias do software de todos os PCs ao fim do Período de Avaliação ou Prazo da Inscrição.

c. Prazo da licença.

i. Inscrições pagas. O "Prazo da Inscrição" referente a inscrições pagas começa na data em que você ativa o software e termina na data correspondente ao número de meses da inscrição adquirida (por exemplo, 12, 24 ou 36 meses). Você deve renovar sua inscrição para continuar recebendo os serviços inscritos. As renovações podem ter termos de licença diferentes ou adicionais.

ii. Uso da avaliação. O "Período de Avaliação" começa na data em que você instala o software e termina na data correspondente à duração da versão de avaliação (por exemplo, 90 dias depois).



É isso aí, pe-pe-pessoal... Meu UIN do ICQ: 466-132-968